ALAP

 

O projeto “Atlas Geo-sociolinguístico do Amapá” visa apresentar uma descrição do falar amapaense no que tange a aspectos fonético-fonológicos e semântico-lexicais, considerando 10 localidades do estado que apresentam maior densidade demográfica e importância histórica; Dessa forma, buscaremos traçar o perfil geo-sociolinguístico do falar do estado do Amapá, que será evidenciado por meio de um atlas.

Objetivos:

* Identificar e mapear a variação linguística em 10 localidades do Amapá;

* Evidenciar as variedades linguísticas mais e menos recorrentes;

* Apontar as variações fonéticas e semântico-lexicais características da região;

* Estabelecer um quadro comparativo dos usos feitos no campo semântico-lexical da língua portuguesa utilizados pelos falantes indígenas e não indígenas, com vistas a detectar semelhanças e diferenças;

* Traçar o perfil geo-sociolinguístico do falar amapaense;

* Fornecer dados reais aos professores da educação básica e superior para que eles possam   evidenciar de fato aos alunos a ocorrência da variação linguística;

*Desenvolver o interesse pela pesquisa linguística de caráter variacionista.

Metodologia

      O ALAP buscará apresentar os dados lingüísticos por meio das cartas lingüísticas propriamente ditas, e seguindo a tendência contemporânea, acrescentar aos dados cartografados informações de natureza acústica que permitam o acesso direto à voz do próprio informante, em sincronização com a indicação do ponto onde ele se situa. Ou seja, teremos o atlas sonoro que nos permitirá não só ouvir o informante como também localizar com precisão a ocorrência espacial de dado fenômeno lingüístico.

Aspectos metodológicos:

Localidades / Rede de pontos de inquéritos - Para recobrir todo o estado  estabeleceu-se uma rede constituída de 10 localidades, distribuídas por todo Amapá, procurando cobrir todas as regiões do estado, considerando-se a extensão de cada região, os aspectos demográficos, culturais e  históricos de povoamento da área. Assim temos como localidades a serem pesquisadas: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande,  Pedra Branca, Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá.  

Informantes - O perfil dos informantes procura atender a questões espaciais, por isso são filhos da localidade pesquisada e de pais também da área, mas também inclui o controle de variáveis sociais tais como idade, sexo e escolaridade. O número total atinge  44 informantes, distribuídos eqüitativamente por duas faixas etárias - 18 a 30 anos e 50 a 65 anos - e contemplando os dois sexos.

Na capital de Estado serão acrescentados mais quatro informantes de nível universitário, observadas as mesmas correlações de sexo e faixa etária. Quanto à escolaridade, devem ser alfabetizados, tendo cursado, no máximo, até a oitava série do ensino fundamental, salvo o que já se disse de referência às capitais.

Questionário – Será utilizado como referência de questionário linguístico, o mesmo modelo que está sendo aplicado no Projeto Atlas Linguístico do Brasil – Projeto ALiB, considerando apenas o que envolve os aspectos fonético-fonológico com 159 perguntas e o semântico-lexical com 202 perguntas; dada a especificidade de nosso atlas que envolverá apenas esses campos. 

Primeira etapa

Para a concretização da referida pesquisa, serão realizadas nesse primeiro momento formação de grupos com os voluntários interessados em participar da pesquisa, essa formação compreenderá algumas fases, tais como: inscrição dos participantes, formação de grupos de trabalhos, estudo em grupo e aplicação de oficinas voltadas aos métodos de coleta de dados (entrevistas, seleção/ contato com o informante, preparação para a entrevista, etc), transcrições fonéticas, gravações, revisão das transcrições, uso de programa estatístico).

A segunda etapa

Nesta fase pretendemos partir para a realização da pesquisa in loco; foram selecionados 10 pontos de inquérito no estado do Amapá: Macapá (capital), Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande, Mazagão, Pedra Branca, Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá. Serão considerados 4 informantes por cidade, com ensino fundamental e na capital 8 informantes, sendo 4 com ensino fundamental e 4 com ensino superior, totalizando 44 informantes nas 10 cidades estudadas. Distribuídos equitativamente em 1 homem e 1 mulher com faixa etária entre 18 a 30 anos e 1 homem e 1 mulher com idade entre 50 a 65 anos.  

Terceira etapa

Nessa etapa procederemos às transcrições das gravações para posterior observação e análise dos dados coletados, com vistas à sistematização, organização e publicação dos resultados. A análise dos dados será realizada a partir dos resultados fornecidos pelo pacote de programas computacionais VARBRUL, o qual corresponde a um conjunto de programas estatísticos para análise de regras variáveis Assim, após a conclusão dos inquéritos, os dados serão passados para Cd (Disco Compacto) e organizados pelos coordenadores em pastas com a gravação de cada informante em arquivo tipo MP3. Em cada arquivo haverá a gravação com a identificação dos informantes, da cidade, dos inquiridores e os questionários a eles aplicados.

Informações do Projeto ALAP – Atlas Linguístico do Amapá

Linha de Pesquisa: Descrição e Documentação da língua

Sub-área: Variação e Heterogeneidade Dialetal